Definição da sigla

BLW significa Baby Led Weaning que em português seria a tradução mais perto de o desmame guiado pelo bebê.

Na prática

  • É uma abordagem de introdução alimentar em que o bebê se alimenta sozinho;
  • O bebê que lidera o desmame, ou seja, o bebê no tempo dele vai conhecendo os alimentos, aprende a se alimentar e para de mamar.
  • O bebê lidera todo esse processo em seu tempo individual, tendo o controle de toda a introdução aos alimentos e fazendo a transição de leite para sólidos;
  • O bebê respeita seu próprio tempo e habilidades motoras para fazer essa transição de leite para sólidos, sozinho;
  • O bebê come a mesma comida e senta junto com a família para se alimentar;
  • O papel da família é apenas oferecer os alimentos saudáveis (texturas e cortes seguros) e o bebê decide quando, como e quanto come, no seu tempo e ritmo.

Diana com 6 meses, legumes no vapor e tilápia grelhada.

Quais são os benefícios do BLW?

O bebê se diverte, tem prazer em se alimentar.

Participar das refeições com a família faz com que o bebê se sinta importante, pertencendo ao mundo. Os bebês gostam de explorar, sentir e descobrem o mundo através do sentidos e com isso os momentos na mesa se tornam felizes e importantes para o bebê.

Autonomia do bebê. Ele aprenderá a se alimentar, a se auto regular (quando está com fome, come e quando não está, não come), aprenderá sobre cores, texturas e sabores dos alimentos. Ele aprenderá que alimento, alimenta!

O bebê aprende o que é comer. Que as comidas tem formas, texturas, gostos e cheiros diferentes.

Comer junto com a família e a mesma comida permite ao bebê muitos aprendizados pois eles imitam os adultos. Aprendem usar talheres, copos e pratos de vidro. Além de ser extremamente mais divertido do que comer sozinho.

O bebê aprende a ordem natural de se alimentar: olhar o alimento, levar na boca, mastigar e só depois engolir. Ao invés de apenas engolir a comida que lhe é ofertado.

A hora da refeição se torna um momento positivo, sem estresse e sem frustrações para a criança. Ela encara como algo cientifico, um experimento novo a cada refeição. Assim como é com sentar, andar, falar.

O bebê tem total controle de sua saciedade. Ele comerá quanto aguentar, quando estiver com fome.

E quais são as desvantagens do BLW?

Pra mim sinceramente não tem.

Muitos acham que é a bagunça mas tenho certeza que o bebê que é alimentado por papinha ou colheradas também fazem bagunça! Estamos falando de bebês aqui!

E esses bebês irão se tornar crianças e em algum momento irão fazer bagunça ao se alimentar. Isso é um fato!

A boa notícia é que com o BLW o bebê aprende muito mais rápido a se alimentar sozinho, diminuindo consideravelmente a bagunça.

É mais difícil lidar com os pitacos alheios do que com a bagunça!

Então a maior desvantagem é: OS PITACOS ALHEIOS. Por isso a importância de se informar ao máximo para que quando os pitacos chegarem você saber como se defender!

Quando começar o BLW?

O bebê PRECISA de TODOS os sinais de prontidão para começar a introdução alimentar.

Sinais de prontidão são indicadores de desenvolvimento, sinalizando que o bebê está pronto para iniciar os alimentos sólidos. São eles:

  • O bebê PRECISA ter pelo menos 6 meses;
  • O bebê precisa sentar SOZINHO, isso é extremamente importante, pois o bebê precisa ter o total controle do tronco, para poder fazer a deglutição com segurança. Importante ele não ficar caindo para os lados, somente assim ele terá como ter os bracinhos livres para se alimentar, sem se preocupar sem se manter equilibrado;
  • O bebê precisa pegar o alimento SOZINHO e levá-lo até a boca, não é dando na mão dele e nem levando o alimento à boca dele, ele precisa fazer isso sozinho;
  • O bebê precisa ter interesse pela comida. Alguns começam a ter interesse um pouco antes de 6 meses, outros, depois. É importante respeitar esse tempo para que não haja frustrações e nem ansiedades, o que pode atrapalhar e muito a introdução alimentar.
  • O reflexo de protrusão da língua não deve mais existir. Sabe quando o bebê fica colocando a linguinha pra fora empurrando ou fica chupando o alimento? Isso é o reflexo de protrusão da língua. Quando o bebê abre a boquinha pra morder e depois mastigar o alimento, ele está pronto pra se alimentar.

Como começar o BLW?

Não tem muito segredo. Se o bebê já tiver alcançado os sinais de prontidão ele está pronto para começar. E aí é só acrescentar um lugar na mesa, oferecer alimentos com cortes e texturas seguras e o bebê irá começar a jornada do BLW. Algumas dicas:

  • Comece sentando o bebê junto com a família nas refeições, ou no seu colo ou de preferência em uma cadeira de alimentação (não precisa ser confortável, precisa ser prática pra limpar);
  • Deixe o bebê demonstrar interesse no que a família está comendo e sirva o bebê caso ele demonstre querer comer;
  • Importante a família ter uma alimentação saudável, pois o bebê irá comer a comida que todos comem, apenas a forma ou o corte do alimento irá mudar. Se você se alimenta mal, não espere que seu bebê coma bem.

DICAS para ter sucesso no BLW:

  • Tenha uma cadeira de alimentação que seja fácil de limpar, use um tapete de plástico embaixo da cadeira também, pois irá facilitar muito a limpeza;
  • No começo, não coloque o bebê sem mamar para comer, ele vai ficar bem irritado (provavelmente) com a fome e não vai querer tocar nos alimentos. É importante lembrar que a introdução alimentar serve para APRESENTAR os alimentos aos bebês e não encher a barriga do bebê;
  • Lembre-se de que o leite é o PRINCIPAL alimento do bebê até 1 ano ou um pouco mais, tudo que ele comer é apenas complementar ao leite, então tente não ficar frustrada porque seu bebê não comeu. Se ele quiser mamar antes, durante ou depois das refeições, deixe. Ele está conhecendo aos poucos os alimentos, por isso se chama introdução alimentar;
Publicado por:Mundo BLW

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.